A prefeitura de Itororó, na gestão do prefeito Paulo Rios (PP), foi uma das mais bem avaliadas pelo Tesouro Nacional no Ranking de Qualidade de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) de 2021. Para chegar a esta conclusão, são levadas em conta as informações financeiras prestadas por prefeituras e estados ao governo federal.
A avaliação vai de 0 a 100 e o município de Itororó obteve 88,1% de acertos, atingindo assim, o primeiro lugar na sua microrregião, de acordo com o que organiza o IBGE. No estado da Bahia, Itororó está ocupando o 26º lugar do ranking de 417 municípios. Itororó, inclusive, está bastante à frente dos municípios vizinhos.
O prefeito Paulo Rios disse ser um resultado já esperado e pontuou o seguinte: "Estamos desenvolvendo uma gestão com muita transparência e responsabilidade, e essa pesquisa reflete o fruto do nosso trabalho que tem sido feito com compromisso e seriedade. Toda a equipe da contabilidade e controladoria está de parabéns".
Inclusive, seguindo nesta linha de transparência, o município anunciou nesta terça-feira (28) uma série de medidas e ações para reduzir despesas do município nos próximos meses. Segundo a Secretária de Finanças, Polline Oliveira, essas medidas foram tomadas em razão da crise financeira que tem afetado a arrecadação de receitas em todos os municípios. Polline explica que foi feito um levantamento dos cálculos relativos à receita do ICMS e ao valor dos repasses, especialmente o do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e se constatou uma gradativa redução na arrecadação, que não deu outra opção senão conter os gastos públicos para reequilibrar as contas do município.
Itororó foi uma das cidades afetadas pelas enchentes de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, e isso refletiu na economia e arrecadação própria do município, mas o município ainda chegou a reajustar o salário dos servidores. O que está sendo feita é uma revisão minuciosa nas despesas e contratos para realocar os recursos de formas mais eficaz, garantido o equilíbrio das contas da cidade.
Gestão de excelência, Itororó tem!!!
ResponderExcluir