ELEIÇÕES BAHIA 2022: RELATÓRIO PRELIMINAR DE APOIO DE PREFEITOS ÀS CANDIDATURAS BAIANAS APONTA LIDERANÇA DE JERÔNIMO RODRIGUES (PT) - Falando com Autoridade
atualizado.gif

08 agosto 2022

ELEIÇÕES BAHIA 2022: RELATÓRIO PRELIMINAR DE APOIO DE PREFEITOS ÀS CANDIDATURAS BAIANAS APONTA LIDERANÇA DE JERÔNIMO RODRIGUES (PT)

Uma pesquisa realizada a respeito do pleito de 2022 ao executivo baiano, emitiu um relatório preliminar que aponta a liderança do candidato Jerônimo Rodrigues (PT) no que diz respeito ao número de prefeitos que apoiam os candidatos à cobiçada cadeira do Palácio de Ondina. Apesar da Bahia ter cinco candidatos na disputa do pleito, a pesquisa deu enfoque aos três candidatos que melhor têm pontuado nas pesquisas até então. São eles: ACM Neto (UB); Jerônimo Rodrigues (PT); João Roma (PL). (Ordem alfabética). 

Todos os candidatos do pleito de 2022 ao executivo baiano: ACM Neto (UB); Giovani Damico (PCB); Jerônimo Rodrigues (PT); João Roma (PL); Kleber Rosa (PSOL). (Ordem da fotografia).

A pesquisa consistiu em uma análise minuciosa das redes sociais (neste caso, Facebook e Instagram) dos prefeitos e das prefeituras da Bahia a respeito de postagens com o teor político do pleito deste ano, que fossem de natureza de apoio aos candidatos ao governo baiano em 2022. Além disso, foram checadas também as declarações de prefeitos que resultaram em matérias de jornais, sites e blogs. Deste modo, foi possível fazer a filtragem dos apoios e tirar uma conclusão disso. A pesquisa foi encerrada no dia 05/08/2022 (cinco de agosto de dois mil e vinte e dois), após finalizada a convenção do candidato do União Brasil, ACM Neto - importante enfatizar esse detalhe, pois a dinâmica da eleição baiana está fervorosa e pode ocorrer mudanças nos quadros políticos a qualquer instante.

Após esse estudo minucioso, o resultado alcançado e emitido no relatório preliminar, dá conta de que 272 prefeitos - o que equivale a 65% do apoio de prefeitos - declararam apoio ao candidato petista, Jerônimo Rodrigues; 114 prefeitos - equivalente a 27% - apoiam ACM Neto, do União Brasil; 8 prefeitos - o que equivale a 2% - apoiam João Roma (PL); e 23 prefeitos - 6% da cota - ainda se mantêm indefinidos a respeito de quem darão apoio. 


De acordo com o que foi constatado pelas pesquisas, nos dois principais partidos da Bahia - PP E PSD - a liderança de apoio se mantêm com Jerônimo, que alcança 59% com o PP e 81% com o PSD. Além disso, nos Territórios de Identidade, consequentemente, também conferem liderança ao candidato petista, Jerônimo Rodrigues. 


FATOS CURIOSOS DA PESQUISA

Os prefeitos que se mantêm indefinidos em relação a quem apoiarão somam um percentual maior do que o número de prefeitos que declararam apoio ao candidato bolsonarista, João Roma (PL). São 6% indefinidos contra 2% que apoiam João Roma. 

No núcleo do PSD, um dos principais partidos da Bahia, não há apoio de prefeitos à candidatura de João Roma.

No Território de Identidade da nossa região, o Médio Sudoeste da Bahia, a liderança de apoio dos prefeitos fica também com o candidato petista, Jerônimo Rodrigues, que soma o apoio de 10 prefeitos.

PESQUISADORES POR TRÁS DO PROCESSO

Foram dois pesquisadores nesse processo de pesquisa e emissão de relatório, Cláudio André de Souza, professor adjunto da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e Raquel Carvalho, coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria Política e Governo da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: