Neste domingo, 02 de outubro, a população brasileira foi às urnas para exercer o seu direito de cidadania e atuar democraticamente a partir das eleições. Na Bahia, a cidade de Itororó foi uma das expressivas votações do interior baiano, que foi decisiva em eleger seus candidatos.
O prefeito do município de Itororó, Paulo Rios (PP), demonstrou força na cidade, pois elegeu os candidatos que ele apoiou e os que não foram eleitos estão no segundo turno - caso de Jerônimo Rodrigues (PT-13) e Lula (PT-13).
A chapa que o prefeito Paulo Rios apoiou abertamente no município foi:
- Deputado Federal - Neto Carletto (PP)
- Deputado Estadual - Rosemberg Pinto (PT)
- Senador - Otto Alencar (PSD)
- Governador - Jerônimo Rodrigues (PT)
- Luís Inácio Lula da Silva (PT)
Na Bahia toda, o deputado federal Neto Carletto (PP) teve 164.655 votos, sendo o quinto mais bem votado da Bahia para a Câmara dos Deputados. Em Itororó, Neto Carletto teve 2.238 votos, sendo o deputado federal mais bem votado no município.
Para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em todo o estado, o deputado Rosemberg Pinto (PT) foi o sétimo mais bem votado, tendo 90.769 votos ao todo. Em Itororó, especificamente, Rosemberg conseguiu 4.972 votos, sendo o deputado estadual mais bem votado no município.
Otto Alencar (PSD) se elegeu para representar a Bahia no Senado. Na Bahia, Otto Alencar teve 4.218.333 de votos. Em Itororó, Otto conseguiu aglutinar 5.840 votos, sendo o senador mais bem votado do município.
O candidato a governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) teve, em todo o estado, 4.019.830 votos, cumulando 49,45% dos votos para governo do estado, entretanto, com essa porcentagem, e eleição na Bahia configurou um segundo turno. Em Itororó, o candidato teve 49,88% dos votos dos itororoenses, o que significa 5.757 votos.
Na conjuntura Nacional, o ex-presidente Lula teve 57.257.473 votos que, em termos percentuais, significa 48,43% do eleitorado brasileiro. Eleição que também resultou num segundo turno. No quadro baiano, Lula 5.873.081 votos, ou seja, 69,73% do eleitorado da Bahia. Em Itororó, o ex-presidente teve 7.555 votos, o que, em termos percentuais, significa 63,14% do eleitorado itororoense.
Em síntese, todos os candidatos apoiados pelo prefeito Paulo Rios obtiveram uma votação expressiva no município de Itororó, de modo a ficarem, todos, em primeiro lugar no pleito de 2022, o que demonstra a forla política de influência e aprovação do prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: