SESSÃO ESPECIAL HOMENAGEIA JOANA DAMÁSIO, PRESIDENTE DA ONG ABRAÇO à MICROCEFALIA - Falando com Autoridade
atualizado.gif

21 novembro 2022

SESSÃO ESPECIAL HOMENAGEIA JOANA DAMÁSIO, PRESIDENTE DA ONG ABRAÇO à MICROCEFALIA


A Assembleia Legislativa da Bahia concederá nesta quarta-feira (23), às 15h, a comenda 2 de Julho à cofundadora do projeto social Abraço à Microcefalia, Joana Damásio. A honraria, considerada a mais importante da Casa, é uma indicação do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), em reconhecimento ao seu trabalho de acolhimento e apoio a mais de 330 famílias na Bahia acometidas pelo Zika Vírus, onde a ONG presta atendimento nas áreas de reabilitação, acolhimento e apoio social.

Com formações em Turismo, Marketing e Coach, Joana se especializou em Educação Especial, ao receber o diagnóstico de zika na segunda gestação, da sua filha Gabriela, que nasceu com microcefalia e Síndrome Congênita do Zika Virus. Com muita resiliência, tornou-se referência no assunto, participou de diversos cursos na área de desenvolvimento infantil, alterações neurológicas causadas pelo Zika Virus, passou a escrever artigos para treinamento de profissionais de saúde e ministrar palestras e cursos em Salvador, Campinas, Recife, Alagoinhas, Rio de janeiro, Brasília e Londres contando histórias e experiências das famílias e contribuindo para uma sociedade mais humana e inclusiva.

Unindo-se a outras mães, ela ofereceu todo o apoio necessário e, atualmente, é responsável – ainda que de forma compartilhada - pela gestão da ONG, dos voluntários, profissionais de saúde, e projetos para arrecadação de recursos. Parte dessa grande rede estará presente no Plenário, além de parlamentares, gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada.


• Importância • 

Desde setembro de 2015, o Brasil luta no combate a Zika, Chikungunya e Dengue que se tornaram emergência de saúde pública, em função das graves consequências trazidas para toda a população, como o aumento dos casos de microcefalia. De acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados, até o final de março deste ano, 6776 casos de microcefalia em todo o Brasil. A maioria dos casos foi registrada no Nordeste, sendo que a Bahia foi o segundo estado que mais apresentou casos até o momento, ficando atrás apenas de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: