ITORORÓ: SECRETÁRIA DE SAÚDE ANA PAULA RIOS CONCEDE ENTREVISTA PARA COMENTAR OS FEITOS DA SAÚDE - Falando com Autoridade
atualizado.gif

03 abril 2023

ITORORÓ: SECRETÁRIA DE SAÚDE ANA PAULA RIOS CONCEDE ENTREVISTA PARA COMENTAR OS FEITOS DA SAÚDE


A secretaria de saúde do município de Itororó, na figura da secretária de saúde, Ana Paula Rios, tem realizado diversos feitos e buscado suprir suas carências da melhor maneira possível, de modo a poder prestar a devida assistência aos munícipes. E, nessa semana, nosso repórter e radialista, Edcarlos, conversou com a secretária para ter um panorama geral sobre a atuação de secretaria na cidade.

Um dos eventos mais recentes no município, com o apoio da Prefeitura Municipal, especialmente da secretaria de saúde, foi o Evento da Mulher, pensado e organizado pela vereadora Andrea Figueiredo (PP). A atuação da secretaria de saúde foi fundamental e, inclusive, foi oferecido serviços de saúdes às mulheres, como testes rápidos, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, além de ultrassons em parceria com o hospital do município.

Ana Paula Rios comentou que sua atuação no município tem sido dedicada a buscar melhorar cada vez mais as ofertas de serviço do município à comunidade. Enfatizou a limitação de recursos, que é um grande empecilho na atuação, mas pontuou que, embora o recurso federal seja limitado para suprir as diversas demandas do município, a secretaria busca a parceria com deputados para conseguir emendas e também com a própria gestão no quesito administrativo para lidar com esse processo, visto que são muitos os serviços que a comunidade precisa.

A secretária pontua que, entre algumas realizações do município no campo da saúde, tem a extensão de uma casa de acolhimento aos munícipes que estão em tratamento de alguma doença em Vitória da Conquista. Antes era apenas em Salvador, agora, Salvador e Vitória da Conquista; o município tem oferecido vários serviços de especializações, além de ter parceria com o Hospital da cidade, no qual já acontece diversas cirurgias no próprio município. 

Saúde nos distritos • 

Segundo Ana Paula, nos distritos são realizadas ações no campo da saúde também. O distrito de Rio do Meio tem ofertas de serviço de atendimento médico, que inclusive teve um aumento na quantidade de atendimentos em razão do surto de virose que tem acontecido essas semanas. O atendimento é com Dra. Luciana e sua equipe. Itati ainda tem uma limitação nesse aspecto, mas que está sendo corrigida nesta segunda-feira (03). Havia apenas um atendimento semanal em Itati, mas agora esse problema está sendo resolvido, pois foi contratada uma equipe médica e um novo médico para iniciar serviços médicos no distrito de Itati a partir desta segunda-feira.

Frota de veículos • 

A secretária pontuou que, embora seja limitada a frota de veículos, há sempre automóveis disponíveis, levando os munícipes para os tratamentos necessários em cidades como Itapetinga, Vitória da Conquista, Itabuna e Salvador. Os cidadãos viajam para esses tratamentos e também conseguem a regulação para transferências para outras cidades através do município. 

Relação Política

Tanto com o estado quanto com o município, a secretária relata que a relação é boa. 

No município, além de uma boa relação com o prefeito Paulo Rios (PP), há uma excelente parceria entre as diversas secretárias que Itororó possui. O prefeito e os secretários estão sempre dispostos a lidarem com as demandas que o município tem. 

No estado, Ana Paula diz que a secretária de saúde, Roberta Santana, é bastante acessível e atenciosa, de modo a já ter tido uma conversa preliminar com ela pra apresentar um panorama geral a respeito da saúde em Itororó. Uma das pautas que Ana Paula colocou é a do retorno da APAE ao município.

Aquisição de Medicamentos

Questionada sobre como está a gerência da aquisição e distribuição de medicamentos, Ana Paula relatou que os municípios têm aguardado a consolidação mais concreta da mudança política ocorrida no ano de 2022 e esperam a mudança na forma de repasse dos recursos para a aquisição de medicamentos nos municípios, pois, atualmente, é um recurso insuficiente para a assistência farmacêutica. 

Além do fator do recurso, outro problema é encontrar fornecedores para entregar medicamentos ao município. Isso tem sido um grande empecilho nesse processo da assistência farmacêutica. 

Redução de filas • 

Ana Paula pontua que um dos grandes pontos positivos da atuação da secretaria de saúde é a redução de filas nesse setor no município, frisando que as diversas parcerias e convênios que Itororó possui com clínicas, fundações e com o próprio estado da Bahia auxiliou nesse processo de diluição das filas, principalmente se tratando de filas que encaminhem cirurgias.

Perspectiva • 

Embora seja um trabalho árduo, com limitações de recursos, demandas grandes e diversas, a secretária Ana Paula Rios pontua que tanto ela como a gestão em geral têm buscado fazer o melhor possível pela cidade de Itororó, de modo a buscar atender o máximo possível de cidadãos itororoenses que necessitam dos serviços médicos e farmacêuticos do município. 

Além disso, Ana Paula se mostra otimista e confiante no horizonte dos dois novos governos - estadual e federal - em vigência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: