ITORORÓ: PREFEITURA FIRMA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A CODEVASF PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS E AÇÕES DE CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA NO MUNICÍPIO. - Falando com Autoridade
atualizado.gif

11 março 2024

ITORORÓ: PREFEITURA FIRMA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A CODEVASF PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS E AÇÕES DE CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA NO MUNICÍPIO.


A Prefeitura de Itororó firmou acordo de cooperação técnica com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para recuperação e conservação ambiental das nascentes do Rio Colônia e revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira.
A iniciativa prevê a realização de estudos e elaboração de projetos para construção de passagens molhadas, paliçadas, adequação de estradas, subsolagem, recuperação das matas ciliares de nascentes e implantação de bacias de contenção de enxurradas (barraginhas).
Os serviços foram iniciados pela empresa licitada pela Codevasf. Isso incluirá a abertura de aproximadamente 330 barraginhas em todo o município.
As barraginhas ajudam a dissipar e reduzir a velocidade da água, principalmente das chuvas que descem das regiões altas, carregando materiais, retirando as camadas orgânicas e produtivas dessas áreas ou acumulando material nos leitos dos rios.
"Esse trabalho, além de proteger a nascente, irá favorecer a infiltração de água da chuva no solo. Isso impactará na mitigação dos efeitos das cheias", destacou Maurício Nascimento, engenheiro responsável pelas ações de recuperação ambiental da Codevasf.
Benefício comprovado: 
As ações de recuperação hidroambiental promovidas pela Codevasf beneficiam diretamente produtores rurais nas áreas atendidas. As barraginhas, como práticas mecânicas de conservação de solo e água, captam as enxurradas, diminuem a erosão e elevam a infiltração de água. A água que poderia causar enchentes na estação chuvosa é armazenada nos solos e nas rochas e estará disponível nos mananciais na estação seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: