O Peso da Mudança! (II) - Falando com Autoridade
atualizado.gif

18 março 2024

O Peso da Mudança! (II)


Uma realidade apontada na matéria “O Peso da Mudança”, postada no Blog Falando com Autoridade, no início de fevereiro, se firmou como verdade com a entrada no PT do presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga-BA, João de Deus (MDB).

Em análise qualitativa do cenário político da cidade, vemos três (03) candidatos (as) com força suficiente para se eleger prefeito, empatados tecnicamente, como mostram as pesquisas para consumo interno do Governo do Estado e do Município.

O peso do atual mandatário no município, os gabirabas, se traduz em uma série de mandatos dos prefeitos, Michel e Rodrigo Hagge. Nesse contexto é inegável a força do MDB e consequentemente de Eduardo Hagge para a eleição, aparecendo em empate técnico com candidatos mais bem colocados. Nesse contexto aponta um pleito 2024 dividida em uma disputa polarizada em dois campos.

O peso do grupo oposicionista capitaneado pelo PT e as gestões de Zé Carlos Moura - com várias obras realizadas feitas pelos governos petistas de Lula/Dilma e Wagner/Rui - é uma realidade que se traduz em boa posição de Cida Moura na preferência eleitoral.

Com o grupo do Ex-prefeito José Otavio ainda no papel de coadjuvante, aparece um peso de um “fenômeno” raro na história de Itapetinga. Quem não lembra da história do saudoso Otávio Rolim, líder com um enorme apoio popular nos anos 50 e 60? Infelizmente a elite rural tratou de neutralizar a força de Rolim de forma politicamente incorreta.

Hoje aparece em empate técnico um pré-candidato que se traduz como “fenômeno” eleitoral. Não tem ex-prefeito e partido para se fazer referência como os pré-candidatos Eduardo e Cida, não tem padrinho famoso, não é fazendeiro, nunca disputou eleição para o executivo, não mora no Camacã nem no Morumbi, não é médico, é simplesmente João de Deus, vereador de 5 mandatos, com um trabalho inquestionável.

Se a eleição fosse hoje, os postulantes do MDB unidos, Eduardo e João, ganhariam a eleição para a oposição, somados os candidatos com 11 pontos de vantagem. O próprio MDB, em reunião reservada, afirmou claramente: “João, você sem Eduardo não ganha e Eduardo sem você também não, vamos conversar!” João, maltratado por um conhecido gabiraba que espalhou ser João de Deus um Zé Ninguém sem dinheiro, morador da Vila Rosa Riachão e que não tem condição nem de ser vereador. O recado foi dado e João reagiu.

Em confronto direto João conseguiu ganhar para Eduardo em pesquisa interna já realizada pelo Governo do Estado. João de Deus sendo o candidato principal do PT traz com sigo votos próprios e somados com os votos de Jerônimo/Lula torna-se um candidato muito competitivo. É sabido que o espólio eleitoral do grupo de Zé Otávio está à deriva e cabe João de Deus se articular para atrair esse grupo e tornar a sua eleição sacramentada.

Anparten.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário: