PAA: PROGRAMA GERA RENDA E ALIMENTA POPULAÇÃO CARENTE EM PAU BRASIL. - Falando com Autoridade
atualizado.gif

10 julho 2024

PAA: PROGRAMA GERA RENDA E ALIMENTA POPULAÇÃO CARENTE EM PAU BRASIL.

 PAA: Programa gera renda e alimenta população carente em Pau Brasil.




Pau Brasil no sul da Bahia foi um dos primeiros municípios a ser contemplado com o programa de aquisição de alimentos - PAA.

O programa vem desde 2008 no Lula I e no 1• governo Wagner adquirindo comida (alimentos) com o agricultor (a)  familiar e distribuindo nas comunidades carentes no município e na atual educação a escola do Caramuru foi contemplada, os povos indígenas produzem e os alunos do CEAIC também são contemplados (as) com a ação.

Dezenas de agricultores entregam seus produtos e o programa é executado em várias modalidades: SEADES, MDS e CONAB ambos através da modalidade doação simultânea, mais de 2 milhões tem sido aplicados e aplicabilidade se extenderá até 2025.

Um dos prepulsores do programa em Pau Brasil hoje vereador, conversou com a nossa redação sobre a execução 2024. “ O programa enfrentou sabotagem dos governos Temer e Bolsonaro que tentaram desconfigurar o espírito do PAA, a aliança campo e cidade em prol da demanda da segurança alimentar no Brasil é condição sinequanon para continuidade das políticas públicas de desenvolvimento social e combate à fome e o PAA faz isso como nenhum outro. Imagine com o mesmo recurso você corrigir distorções sociais no campo quando vc adquire produtos da agricultura familiar com uma atenuante: produtos de qualidade e produzido de maneira sustentável, por outro lado você chega na ponta com produtos da região e até mesmo aquele que as famílias carentes não têm acesso, é promover renda, comercialização, saúde, geração de trabalho, combate à fome …você mexe em toda cadeia, numa cidade pequena como a nossa você tem vários exemplos de família que hoje vivem da agricultura e de pessoas que conseguiram alimentar seus filhos e hoje até veem o programa como um divisor de águas porque apesar de algumas famílias não mais estarem no programa o defendem e mobilizam para que outras famílias possam ser contempladas” declarou Nego Elder 

Em Pau Brasil e em toda região há também de reconhecer o trabalho do governo do Estado através da BAHIATER, que articulou junto as entidades de ATER para que o PAA fosse prioridade 01 e a Bahia se desponta como quem mais vem executando no Brasil, o desafio para as famílias ainda é o crédito, a organização da comercialização, inovação tecnológica para que os (as) agricultores (as) possam dar um passo para além dos produtos in natura.

“Temos cerca de 40% dos nossos agricultores envolvidos nos PAA’s da SEADES e da CONAB, estamos presentes em vários territórios e em 3 deles estamos atuando com 140 famílias diretamente, mas tem beneficiários nossos envolvidos em outras propostas articuladas e mobilizaras por outros parceiros, escolas, associações beneficentes, CRAS são algumas das entidades que atuam em parcerias conosco. Em Pau a Brasil por exemplo já foram entregues 700 cestas na Escola Estadual de Tempo Integral Gerson de Souza Melo”. Declarou Eliomar Melo presidente da Cooperativa Agrícola de Pau Brasil - COOAP.

O programa BAHIA SEM FOME é um dos pilares hoje da política de combate à pobreza e q miséria no Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: