PT DE ITORORÓ COMPLETA 35 ANOS EM 2025 COM APENAS UMA VITÓRIA PARA PREFEITO. - Falando com Autoridade

06 julho 2025

PT DE ITORORÓ COMPLETA 35 ANOS EM 2025 COM APENAS UMA VITÓRIA PARA PREFEITO.

 PT DE ITORORÓ COMPLETA 35 ANOS EM 2025 COM APENAS UMA VITÓRIA PARA PREFEITO. 

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Itororó completou 35 anos de fundação em 2025. Criado em 1990, o partido sempre teve participação ativa nos debates sociais e nas disputas eleitorais do município, mas sua trajetória é marcada por mais derrotas que vitórias nas urnas.


A primeira disputa para o Executivo ocorreu em 2004, quando o PT lançou Adroaldo como candidato a prefeito. O resultado foi decepcionante: o partido terminou a eleição na terceira colocação. Apesar disso, naquela mesma eleição veio a primeira vitória nas urnas, com a eleição do Professor Nivaldo Moreira como o primeiro vereador petista da história de Itororó.


O auge do partido aconteceu em 2008, com a vitória de Adroaldo Almeida para prefeito, numa chapa em aliança com o ex-prefeito Marco Brito, que indicou Delmara Brito (MDB) como vice. Na mesma eleição, o PT conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal, elegendo os vereadores Marli e René.


Em 2012, apesar da derrota de Adroaldo na tentativa de reeleição, o partido alcançou seu melhor desempenho no Legislativo, com quatro vereadores eleitos: Marli (reeleita), Professor Nivaldo (que retornava após duas derrotas consecutivas), Zé Bode e Dr. Gustavo Souza.


No entanto, durante seu segundo mandato, o Professor Nivaldo foi cassado pela Justiça Eleitoral, dando lugar ao suplente Professor Valfrido Miranda. Mesmo com pouco tempo de atuação, Valfrido se destacou e conseguiu se reeleger em 2016.


Nesse mesmo ano, o partido enfrentou forte desgaste político. Conquistou apenas uma cadeira na Câmara, com Valfrido Miranda. Já na disputa pela prefeitura, Adroaldo, então com alta rejeição, voltou a se candidatar, mas sofreu nova derrota, ficando novamente em terceiro lugar.


Em 2020, Adroaldo ensaiou mais uma candidatura. Mesmo com aliados negando sua intenção, insistiu até 30 dias antes do pleito, quando retirou o nome e indicou o radialista Robinho Cordeiro (PCdoB) como substituto. A candidatura lançada de última hora não empolgou o eleitorado, e o eleito foi Paulo Rios (PP). Nessa eleição, o PT conseguiu eleger apenas Dr. Gustavo Souza como vereador.


Já em 2024, o partido lançou a Dra. Luciana como candidata à prefeitura. Apesar de obter uma votação expressiva, ela não foi eleita. No Legislativo, o único eleito foi o vereador Dr. Alfredo Rui, penúltimo entre os mais votados a conquistar uma vaga na Câmara.


Balanço histórico

Segundo levantamento, o PT de Itororó disputou cinco eleições para prefeito e venceu apenas uma, em 2008. Para o Legislativo, o partido soma nove vitórias em eleições para vereador, com destaque para Marli e Professor Nivaldo, eleitos duas vezes cada.


Com 35 anos de história, o PT de Itororó permanece atuante, mas enfrenta o desafio de se reinventar politicamente, renovar seus quadros e reconectar-se com a população.





Site: Falando com Autoridade
Edição: Edcarlos – Radialista/Jornalista
Registro Profissional (MTB): 0063962/SP



Nosso site é independente e voluntário.
Ajude a fortalecer esse trabalho.
Chave PIX   CNPJ 52.747.247/0001-43

 Chave PIX  TELEFONE 73999879656
Site Falando com Autoridade








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: