EX-PREFEITO ANTÔNIO VALETE BATE BOCA EM GRUPOS DE WHATSAPP, FAZ ACUSAÇÕES GRAVES CONTRA VEREADOR E TENTA INTIMIDAR A IMPRENSA.
No último final de semana, o ex-prefeito de Jussari, Antônio Valete, protagonizou mais um episódio lamentável ao bater boca por mensagens escritas em um grupo de WhatsApp com o atual vereador Simão Lucas.
Durante a discussão, o ex-prefeito chegou a afirmar que já teria “livrado” o vereador da prisão em um caso de suspeita de morte de um ex-prefeito. Além disso, Valete chegou a resgatar uma matéria antiga sobre a morte do ex-prefeito de Jussari – episódio trágico que marcou a política local – e escreveu abaixo da publicação que o caso “até hoje não foi solucionado”. Essa insinuação, feita de forma pública, soa como uma acusação direta ao vereador Simão Lucas, algo gravíssimo e que não pode ser tratado como mera troca de ofensas em redes sociais.
O episódio ocorreu em um grupo de WhatsApp com mais de 70 jornalistas, radialistas, autoridades políticas, policiais e representantes do judiciário de toda a Bahia. Diante da gravidade da acusação, o administrador do grupo Falando com Autoridade alertou imediatamente os dois envolvidos, destacando que esse tipo de manifestação pública pode gerar sérias consequências legais e políticas.
ENVOLVIMENTO COM O INSTITUTO CHOCOLATE.
Além dos ataques em grupos de WhatsApp, Antônio Valete também vem aparecendo em páginas e perfis de jornalistas comentando matérias que expõem seu aliado Erlon Botelho, ligado ao fraudulento Instituto Chocolate.
Vale lembrar que o Instituto Chocolate já foi denunciado formalmente à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF), e inclusive já existe ação judicial ajuizada contra a entidade em razão das inúmeras irregularidades que cercam seus contratos e operações.
Quando prefeito, Valete firmou contratos irregulares com o Instituto, destinando recursos da Prefeitura de Jussari para a entidade, utilizando documentos fraudulentos. Como se não bastasse, também contratou Ana Karina, esposa de Erlon Botelho, como funcionária laranja da prefeitura.
Diante dessas denúncias, não há como fugir da verdade: Antônio Valete, Erlon Botelho e Ana Karina terão que dar explicações sobre o contrato com documentos irregulares, os recursos destinados ao Instituto Chocolate e a contratação de laranja dentro da prefeitura.
NEGÓCIO DE FAMÍLIA
A gestão de Antônio Valete foi marcada pelo uso político da máquina pública em benefício próprio e de seus familiares. Algumas das cinco empresas ligadas à sua família chegaram a manter contratos com a Prefeitura de Jussari durante o seu governo. O problema não é o fato da família ter empresas, mas sim o uso da influência do cargo de prefeito para garantir contratações com o poder público.
Além das empresas, vários cargos na prefeitura foram ocupados por familiares do ex-gestor, transformando o poder público em um verdadeiro negócio de família.
TENTATIVA DE INTIMIDAR A IMPRENSA
Assim como outros políticos da região, Antônio Valete segue o modus operandi de tentar calar a imprensa quando é confrontado. Ameaças de ações judiciais e intimidações são usadas como forma de constranger jornalistas e veículos que expõem a verdade.
O site Falando com Autoridade reforça seu compromisso com a informação livre e independente. Não temos políticos de estimação. Cada denúncia será apurada e publicada, doa a quem doer. Se houver novas ações judiciais contra nosso trabalho, responderemos de cabeça erguida, até a última instância se for necessário.
Nosso papel é informar a sociedade e dar voz à verdade. Não vamos nos intimidar por poder, patente, dinheiro ou influência.
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: