Pau Brasil: comitê de crise foi criado pelo município para contenção de crise causadas por mudanças climáticas.
Em Pau Brasil no sul da Bahia princípio de caos é instalado por instabilidade do tempo.
A cidade na última terça feira foi cometida de ventos fortes e chuvas torrenciais causando alagamento e destelhando espaços públicos e centenas de residências.
Vale a pena lembrar que em 2020 para 2021 fortes chuvas inundaram o município causando milhões de prejuízos ao município e a milhares de seus munícipes.
Nesta semana segundo autoridades locais desde terça feira que a cidade se encontra com fornecimento de energia elétrica instável, toda a rede de frio foi danificada, o município perdeu 100% da sua capacidade de armazenamento de vacinas, toda a medicação injetável foi armazenada em municípios vizinhos, o hospital Arlete Magalhães encontra até a publicação desta matéria sem energia elétrica, postos de saúde sofreram danos por ação das chuvas e dos ventos fortes e toda rede de saúde está em regime de plantão para qualquer necessidade emergencial.
Por outro lado, a BA 270 foi interditada por queda de árvore, galhos espalhados por toda via com risco de acidente para quem trafega entre Pau a Brasil x Camacã.
Toda população revoltada com a COELBA por conta do péssimo serviço da companhia de eletrificação, as regiões rurais totalmente desabastecida, o site foi contactado por populares que informaram que na aldeia indígena está sem energia desde terça feira dificultando a vida das pessoas, exemplo do cacique Nailton que está a quase uma semana sem fornecimento de energia elétrica e por conta das constantes queda de energia o transformador deu pane.
“Estamos recebendo apoio do governo do Estado no que tange a questão da atenção e cuidado, já recebemos além da solidariedade medicamentos e visita técnica da SESAB e do ministério da saúde para nos orientar nos cuidados e pra atestar in locu toda catástrofe causada pelo temporal “ afirmou a secretária de saúde Glaucia Almeida.
Ainda segundo relatos da secretaria de saúde do município todos os postos de saúde foram atingidos sendo o Luiz Erlon e o José Carlos os mais atingidos.
Dezenas de casas foram atingidas, famílias foram abrigadas pela prefeitura, centenas de pessoas ainda com risco de inundação, toda parte da praça da feira e adjacências foram atingidas pela inundação que vitimaram centenas de domicílios atingidos dezenas de famílias ou seja mais de 1000 pessoas.
Estradas vicinais com dano da rede elétrica, estradas bloqueadas, locais quase que sofrendo isolamentos e pontes com risco de desabamento.
“ Esrou preocupado com a situação e não iremos medir esforços para cuidar das pessoas, bens materiais vamos precisar de ajuda do governo estadual e federal que não tem nos faltado, agora o cuidado com as pessoas já estamos fazendo, agiremos com energia e rápido para que possamos diminuir a dor das pessoas. Estamos com centenas de casas destelhadas, movimentação de massa, deslizamentos, casas invadidas por terra mas graças a Deus sem vitima. Com fé em Deus vamos conseguir vencer, difícil é mais confio em Deus e em minha equipe, em meu governador e nos parceiros “declarou o Prefeito Robson Venâncio.
A SERIN, a SEINFRA, a SESAB estão em contato constante com a equipe do governo municipal acompanhando toda a situação.